Abrir uma empresa é um sonho possível

Abrir uma empresa se tornou um sonho possível e acessível para quatro entre cada dez brasileiros adultos no Brasil, conforme pesquisa divulgada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) realizada em 2015 e patrocinada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O sonho de abrir uma empresa e empreender, aliado ao atual momento de crise financeira em que o país se encontra, impulsionou muitas pessoas a tirarem suas ideias do papel e a buscarem novas alternativas para gerar renda.

Esta mesma pesquisa mostrou que 56% dos empresários identificaram uma oportunidade antes de darem início aos seus negócios, enquanto outros 44% o fizeram por necessidade.

Mas dentro desta realidade, qual dos contextos traz mais chances de sucesso a um negócio?

Abrir uma empresa por necessidade ou oportunidade?

abrir uma empresa por necessidade ou oportunidade

Abrir uma empresa pode surgir como uma possível solução para o desemprego ou para aumentar a fonte de renda. Porém, esta opção quando tomada somente por estes fatores pode acabar se tornando um grande problema.

Calma, vou explicar o motivo desta afirmação!

A grande maioria das pessoas que abrem um negócio por necessidade, geralmente estão passando por uma crise financeira, como por exemplo, o desemprego.

Neste caso, as pessoas se desesperam por verem sua fonte de renda se esgotando e como medida corretiva para essa situação, abrem uma empresa e investem dinheiro sem nenhum planejamento, preparo, estudo de mercado ou conhecimento sobre a área que pretende atuar.

As deficiências vão mais além, na maioria das vezes, o empresário não possui noções básicas de contabilidade, fluxo de caixa, vendas, marketing e nem mesmo sobre as legislações eminentes ao seu novo negócio.

Essa realidade justifica os dados divulgados pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e estatística), onde verifica-se que quase metade das empresas fecham suas portas em 3 anos.

Por outro lado, as estatísticas são extremamente animadoras quando vistas do ponto de vista de quem cria uma empresa por oportunidade: De cada 10 brasileiros que abrem uma empresa por oportunidade, 7 conseguem manter e elevar seus negócios (GEM – 2013).

A principal característica deste grupo é abrir uma empresa somente após identificar uma necessidade do mercado que precisa ser atendida, ou seja, após identificar uma oportunidade de negócio.

Neste caso, há planejamento, estruturação e sistematização de ações para que essa necessidade seja atendida, elevando assim, as chances de tornar a empresa lucrativa.

É importante lembrar que não existe fórmula mágica para o sucesso. Em ambos os casos, o planejamento, a educação, o foco e a disciplina são essenciais para que novos patamares sejam alcançados.

Buscar conhecimento em assessorias, consultorias e em outras empresas do mesmo segmento que já estejam em operação também é fundamental. Isso diminuirá o seu tempo de aprendizado e evitará que cometa erros comuns, que a maioria dos empresários já cometeram.

Quando é o momento certo para abrir uma empresa?

momento-certo-de-abrir-uma-empresa

A decisão de abrir uma empresa é algo que provavelmente mudará sua vida para sempre, mas não se engane, você nunca estará 100% preparado para esse desafio.

Porém, buscar sinais de que esteja qualificado nunca é demais e aumentam suas chances de alcançar o sucesso.

Pesquisam apontam que possuir algumas características comportamentais são fundamentais para quem pensa em abrir uma empresa. Dentre elas podemos citar:

  • comprometimento
  • persistência
  • persuasão
  • independência
  • autoconfiança

Saber correr riscos calculados e ter iniciativa para buscar novas oportunidades também são muito importantes.

Se você quiser se aprofundar no assunto, recomendo fortemente que dê uma espiada no artigo: 10 características comprovadas cientificamente que levam empreendedores ao sucesso.

Outra característica importante, comum em negócios que conseguem crescer, é que seus empresários, geralmente já possuíam know-how do mercado antes de abrirem o próprio negócio.

Como você já percebeu, abrir uma empresa não é somente investir tempo e dinheiro em uma ideia. Ser empresário requer uma mente aberta para novos conceitos e conhecimentos, além de muita disposição para desenvolver novas habilidades.

Abrir uma empresa é um sonho possível, mas com caminhos burocráticos

abrir-uma-empresa-um-sonho-possivel-com-caminhos-burocraticos

Agora que você já conhece um pouco das características e do que um empresário realmente precisa saber para tomar decisões assertivas, vamos partir para uma breve noção burocrática do que te espera?

Você sabia que no Brasil, existem vários tipos de empresas disponíveis para todo o tipo de empreendedor? Elas abrangem negócios de todos os portes, incluindo sociedades, corporações e empresas individuais.

Um empresário, antes de abrir uma empresa, precisa atentar para essas questões e definir qual tipo de empresa melhor se adéqua à sua realidade e ao seu negócio.

Entender esses conceitos deve ser seu ponto de partida, e se realizado da maneira correta, lhe economizará muito tempo e dinheiro na resolução de diversos problemas.

Para facilitar esta decisão, é importante que conte sempre com a ajuda de um contador, pois a legislação pode variar de acordo a região do pais.

O empresário ao abrir uma empresa formalmente poderá optar por 8 tipos de negócio. São eles:

  • Microempreendedor Individual – MEI
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI
  • Empresário Individual
  • Microempresa – ME
  • Sociedade Limitada – LTDA
  • Sociedade Anônima – S/A
  • Organização não Governamental (ONG)
  • Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

Para não deixarmos este artigo muito extenso, preparamos um e-book que explica em detalhes as características de cada tipo de empresa. Ele o ajudará a tomar a melhor decisão para a abertura do seu negócio.

Para baixa-lo basta clicar na imagem abaixo:

ebook-como-abrir-uma-empresaAté o próximo artigo!